A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), está ampliando a equipe da Assistência Social que está atuando no Rio Grande do Sul. Mais cinco profissionais irão compor a equipe que está em Lajeado, sendo três educadores sociais, uma assistente social e uma pedagoga da Secretaria de Educação (Semed).
Eles irão atuar em conjunto com a equipe de Lajeado no atendimento das famílias que foram atingidas pela enchente, nos abrigos e com a gestão. “As cidades passam, principalmente na área da Assistência Social, por uma nova fase em que além de atender as famílias e reorganizar a Política de Assistência Social no atendimento do dia a dia, elas também precisam buscar estratégias para atender aquelas famílias que perderam suas casas e por um tempo maior não terão para onde ir. Estrela e Lajeado começaram a planejar e executar a implantação das moradias provisórias e a nossa equipe está auxiliando tanto na gestão, quanto na organização e no trabalho. Nós estamos lá para reforçar a atuação daqueles municípios e apoiamos eles com informações e orientações sobre a experiência que Blumenau tem com situações de calamidade", explica a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Morastoni Sasse.
Para o prefeito Mário Hildebrandt, a mão estendida aos gaúchos é o apoio tantas vezes já recebido por Blumenau. “A limpeza e reorganização da cidade nesse momento é o visto por todos, mas lidar com os desabrigados, estruturar as moradias provisórias, retomar as aulas e cuidar do psicológico dos atingidos é também um grande desafio. E por isso nossas equipes de saúde e assistência social tem ido aos municípios de Lajeado e Estrela. É certamente uma ajuda importante para eles nesse momento e fico muito feliz em ver a disponibilidade dos nossos servidores em irem para essa bonita e dura missão”, ressalta.
Fonte: PMB/Secretaria de Desenvolvimento Social
Foto: Divulgação