Nos primeiros anos do século 20, surgiram em Blumenau três comunidades denominadas Tatutiba I, II e III. Um mapa da cidade, datado de 1938, demonstra a existência das Tatutibas identificando três estradinhas coloniais, a mais conhecida delas atualmente é a Rua Jacob Ineichen.
Para homenagear a história dessa comunidade, a Associação de Moradores e Amigos das Tatutibas solicitou à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) a mudança da legenda do itinerário da Linha 122, hoje conhecida como Via Moinho, para Tatutiba.
O diretor de Transportes, Lairto Leite, destaca a importância da ação para o resgate da cultura e história de Blumenau. "Pode parecer um gesto simples, mas para os moradores das Tatutibas é uma forma de manter viva a origem do nome colonial e as tradições alemãs", conta.
A mudança da legenda inicia na segunda-feira, dia 20, passando a ser denominada como Linha 122 - Via Moinho/Tatutiba, que atende a região das ruas Carlos Krueger, Erich Meyer, Paul Zingel Filho e Paul Zingel.
As Tatutibas:
A história da comunidade das Tatutibas pode ser encontrada na pesquisa de Angelina Wittmann, arquiteta e mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, de 1994. Fotos, mapas e o significado da palavra Tatutiba demonstram que eram expressões comuns nas primeiras décadas da história de Blumenau e região, chegando ao nosso tempo sem muita compreensão de sua origem, como, por exemplo, Tatutiba e Tifa, palavras ainda usadas em algumas estradas interioranas.
Fonte: PMB/Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes
Foto: Marcelo Martins