Um dos principais destaques do Distrito de Vila Itoupava, a Feirinha da Vila, ocorre neste sábado, dia 11, das 10h às 18h, na Praça Johanna Conrad. Nesta edição, a ação contará com o diferencial de um ponto de vacinação até as 16h. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), em parceria com a Intendência da Vila Itoupava, tem como principal objetivo ampliar o acesso às vacinas e elevar o índice de imunização na cidade.
Durante o dia serão oferecidas quatro vacinas essenciais, integrantes do programa nacional de imunização: HPV, influenza, Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), tétano e difteria. Além disso, a equipe de saúde estará disponível para fornecer informações sobre a importância da vacinação, esclarecer dúvidas e promover a conscientização sobre a prevenção de doenças infecciosas. Para realizar a imunização, basta portar um documento oficial com foto e a carteira de vacinação.
Os moradores devem estar atentos ao público-alvo de cada vacina disponibilizada. A vacina contra o HPV, por exemplo, destina-se a adolescentes entre 9 e 19 anos e 11 meses. Já a vacinação contra a Influenza é direcionada a pessoas com mais de 6 meses de idade.
Quanto à vacina Tríplice Viral, seu público-alvo abrange indivíduos de 12 meses a 59 anos. Enquanto isso, a vacina contra o tétano e difteria é destinada a pessoas com mais de 7 anos. Essas especificações são fundamentais para garantir que cada faixa etária receba a proteção adequada.
O intendente distrital da Vila Itoupava, Valmor Valdir Canal, diz que essa é a 46ª edição do evento, e já consolidada entre os cidadãos da Vila. "A iniciativa promove a união e o apoio mútuo entre os moradores e os pequenos artesãos, oferecendo um espaço colaborativo para incentivar a economia local. E, nesta edição, contamos com a novidade do ponto de vacinação, algo importante para toda a população da Região Norte da cidade”, ressalta.
A secretária de Promoção da Saúde, Jaqueline Mocelin, reforça que a ação é positiva e facilita o acesso a imunização. “É importante lembrar que a vacinação é uma das medidas mais eficazes para prevenir doenças evitáveis e proteger a saúde da população. Ao garantir que os moradores tenham fácil acesso às vacinas essenciais, estamos não apenas protegendo indivíduos contra doenças graves, mas também fortalecendo a imunidade coletiva”, destaca.
“A vacinação não apenas protege aqueles que recebem as vacinas, mas também cria uma barreira de proteção ao redor de pessoas vulneráveis que não podem receber as vacinas, como bebês ou indivíduos com condições médicas que impeçam a imunização”, finaliza.
Além do ponto de vacinação, esta edição terá a participação de 38 feirantes nos segmentos de arte, artesanato e gastronomia.
Fonte: PMB/Intendência Distrital de Vila Itoupava
Foto: Divulgação