A equipe da Farmácia Solidária promove uma ação para coleta de medicação vencida ou sem uso de 6 a 10 de maio, das 7h às 18h. A iniciativa, promovida em benefício da saúde e bem-estar, acontece em alusão ao Dia do Uso Racional de Medicamentos, com enfoque na responsabilidade com a administração dos remédios prescritos. Para participar, basta procurar a sede da Farmácia Solidária com o fármaco que deseja descartar, que a equipe da Semus faz o descarte correto da medicação. A Farmácia Solidária fica no andar térreo do Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira, na Rua 2 de Setembro, 1.212.
Claudia Antunes, coordenadora do espaço, diz que o propósito da ação é mobilizar e sensibilizar a população sobre a importância das ações racionais no processo terapêutico. “O objetivo é levar a informação da utilização racional dos medicamentos aos moradores e evitar automedicações indevidas e o uso indiscriminado dos remédios, além, é claro, de contribuir para a redução dos riscos associados à saúde”, destaca.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso racional de medicamentos acontece quando o paciente recebe a medicação para tratar as suas condições clínicas em doses adequadas por um período pré-determinado. Porém, a própria OMS estima que, mais da metade de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos ou ainda tomados de forma inadequada, e que metade de todos os pacientes não os utiliza corretamente.
Farmácia em números
São mais de 15 anos de atuação. Nos últimos quatro anos, a Farmácia Solidária já realizou mais de 36,3 mil dispensações de medicamentos. Só em 2023 foram feitos mais de 13,5 mil atendimentos presenciais, seja para dispensação de medicamentos, entrega de vencidos ou orientação. Destes, mais de uma tonelada foi descartada de forma correta pela equipe. Até março deste ano, mais de 3,6 mil atendimentos foram contabilizados. Do total, 305 quilos de remédio tiveram o descarte correto.
Fonte: PMB/Elaine Malheiros
Foto: Marcelo Martins