Ocorreu nesta quinta-feira, dia 14, no Salão Nobre da Prefeitura de Blumenau, o ato de posse das turmas de 2024 do Projeto Agente Mirim e também a abertura do programa Defesa Civil na Escola.
Neste ano, o projeto Agente Mirim, que completa dez anos, beneficiará EBM Almirante Tamandaré, EBM Henrique Alfarth, EEB Adolpho Konder. Serão 75 estudantes contemplados com as atividades propostas em sala de aula pela Defesa Civil de Blumenau.
A data também marca a abertura das atividades do projeto Defesa Civil na Escola, que neste ano atenderá 15 unidades educacionais da rede pública e privada. Todas as escolas receberão três aulas com o objetivo de desenvolver ações de prevenção de desastres.
Além das práticas e orientações, que ajudam em situações de risco, os estudantes também recebem cartilhas e, ao fim dos três encontros, o certificado de Turma Parceira da Defesa Civil e uma placa selo de Escola Parceira da Defesa Civil.
O prefeito Mário Hildebrandt enaltece a importância dos programas educacionais para os estudantes. “É nesta fase da vida que precisamos moldar e ensinar nossos jovens o cuidado e respeito que devemos ter com a natureza, seja no zelo pelo meio ambiente, mas também, na hora de construir ou de ocupar alguma área, e estes conhecimentos que a Defesa Civil compartilha com eles, servirão agora, mas principalmente para seus atos lá no futuro”, ratifica.
O secretário de Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina, também faz questão de ressaltar os ensinamentos repassados. “Se tem uma coisa que aprendemos com a catástrofe de 2008 foi que, trabalhar na prevenção também é investir na educação, e sem dúvida, alimentar nossos estudantes com o conhecimento e alertando dos riscos, estaremos ajudando a construir uma sociedade melhor e mais responsável com o meio ambiente”, analisa.
Amora é nome da nova mascote
A nova cachorrinha da Defesa Civil nasceu em dezembro do ano passado e é da raça Border Collie. O concurso, que teve a participação da comunidade, elegeu o nome Amora para ela. Por mais dois meses a mascote segue a vida de pet normalmente, para posteriormente iniciar o período de adestramento.
Após o treinamento a missão da Amora será substituir a mascote Mayla, que se aposentou da função, juntamente de sua tutora, a servidora Luciana Correia. Entretanto, ambas ainda estarão presentes em algumas atividades dos projetos educacionais da Defesa Civil de forma voluntária.
Fonte: PMB/Secretaria de Defesa Civil
Foto: Marcelo Martins