O Programa de Educação em Saneamento (PES) deu início à temporada 2024 nesta segunda-feira, dia 11, na Escola Básica Municipal Bilíngue Prof° Oscar Unbehaun, no bairro Água Verde. Esta iniciativa, promovida pelo
Samae em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem como principal objetivo conscientizar as crianças da rede pública municipal de ensino sobre a importância do uso adequado dos recursos hídricos, o descarte responsável dos resíduos sólidos e o tratamento do esgoto.
Os participantes são alunos do 4º ano. Apresentado de maneira dinâmica e interativa, por meio de palestras, oficinas e visitas às Estações de Tratamento de Água (ETA) e Esgoto (ETE) da cidade. O programa busca promover uma atuação eficaz na melhoria da qualidade ambiental e de vida em nossa região.
A coordenadora do
PES, Leila Menestrina, destaca a importância fundamental do programa para a cidade: "A formação socioambiental desde a infância permite que as gerações futuras compreendam que somos nós quem construímos a cidade do amanhã. As gerações anteriores nem sempre têm essa consciência clara. Por isso, o Programa de Educação em Saneamento (PES) desempenha um papel crucial na educação dessas crianças, preparando-as para que, no futuro, Blumenau seja ainda mais sustentável e consciente", afirma.
Quais são as novidades desse ano?
O projeto conta com um piloto do PES Nível Avançado na escola EBMB Gustavo Richard, apenas com alunos do 6° ano que participaram do programa em 2022. Nesse piloto, eles irão rever as informações já apresentadas e se aprofundar na área de saneamento, com visitas na ETA III; ETE Fortaleza, da BRK Ambiental; Centro de Ciências Tecnológicas da Furb, e no Sesc.
Nesta edição, o programa também fará a entrega de uma composteira para cada Centro de Educação Infantil (CEI) em Blumenau. No primeiro semestre de 2024, o programa contará com a participação de 418 alunos, de 16 turmas e nove escolas. O programa envolve também professores, coordenadores, diretores, servidores públicos e técnicos do Samae. As unidades de ensino selecionadas são:
- EBMB Oscar Unbehaun
- EBMB Olga Rutzen
- EBMB Francisco Lanser
- EBMB Norma Huber
- EBMB Annemarie Techentin
- EBMB Carlos Manske
- EBMB Frederico Sievert
- EBMB Fernando Ostermann
- EBMB Gustavo Richard
Ao término de cada temporada do PES, é organizada uma formatura especial, onde os participantes passam a ser reconhecidos como Amigos da Água. Em cinco anos de existência, o programa já formou mais de 1,7 mil Amigos da Água e atendeu quase 7 mil pessoas.
Fonte: PMB/Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto
Foto: Divulgação