O verão está batendo à porta e a estação favorece o aparecimento de inúmeros animais, entre eles, os escorpiões amarelos, que preferem o clima quente e úmido, por conta da maior oferta de alimento no período. Por este motivo, a Vigilância Epidemiológica (Vigep) de Blumenau orienta a população a adotar precauções, como manter a limpeza do ambiente, evitar o acúmulo de entulhos, vedar frestas e buracos - pois o escorpião utiliza estes locais como abrigo - e usar calçados ao caminhar.
O escorpião amarelo, ou Tityus serrulatus, é comum em regiões urbanas, especialmente onde há acúmulo de lixo e condições propícias para a reprodução, sendo encontrados frequentemente em locais como terrenos baldios, construções abandonadas e ambientes com pouca higiene.
Se mesmo com todas as medidas preventivas e cuidados, o morador for picado por algum escorpião amarelo, a orientação da equipe da Vigilância Epidemiológica é de que busque ajuda médica imediatamente nos hospitais, e mantenha a área picada elevada. Em seguida, o ideal é que o paciente ou o profissional de saúde entre em contato com a Vigilância Epidemiológica de Blumenau por meio do telefone (47) 3381-7900 para notificar o ocorrido ou obter orientações específicas.
Como saber se é o escorpião amarelo
O escorpião amarelo tem características específicas como as pernas e a cauda na cor amarelo clara e o tronco em tom mais escuro. Pode medir até sete centímetros de comprimento e é a espécie que representa maior risco devido ao potencial de envenenamento. A reprodução desse animal é fácil e ocorre por partenogênese, ou seja, a fêmea não necessita da presença do macho para se reproduzir, gerando cerca de 20 filhotes por ciclo reprodutivo.
O escorpião amarelo possui hábito noturno, mantendo-se abrigado durante o dia e saindo à noite para caçar insetos, principalmente baratas.
Outras medidas de prevenção
• Revisar roupas e calçados antes de vestir
• Utilizar luvas ao manusear quintais e jardins
• Os escorpiões também se abrigam no sistema de esgoto, por isso é importante utilizar telas em ralos do banheiro, pias e tanques
• Manter afastados das paredes, com no mínimo, 20 centímetros, os berços e as camas, pois o escorpião possui capacidade de subir materiais como madeira e paredes rugosas
• Evitar que cortinas, mosquiteiros e roupas de cama encostem no chão, pois os escorpiões podem subir por estes locais
• Acondicionar o lixo doméstico em sacos plásticos e mantê-lo em locais fechados, com tampa
• Combater a infestação de insetos
• Preservar lagartos, sapos e gambás, porque eles são predadores naturais dos escorpiões
Fonte: PMB/ Secretaria de Promoção da Saúde
Foto: Divulgação