A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep), entregou nesta sexta-feira, dia 15, dez cadeiras de rodas adaptadas para a prática do paradesporto. Os equipamentos foram fabricados sob medida para dez paratletas de quatro modalidades, em uma parceria com a Fundação Itaú que forneceu as cadeiras após aprovar o projeto inscrito pela Seidep. Essa parceria foi mobilizada por meio da Associação do Paradesporto de Blumenau (Apesblu).
A secretária Giselle Chirolli explica que as cadeiras foram fabricadas para o uso diário dos paratletas, mas com adaptações necessárias para a prática da modalidade em que cada um deles compete. “Essa é uma forma de melhorar tanto a rotina diária de cada um deles como também de aprimorar o desempenho deles em treinos e competições. Uma grande conquista para a nossa cidade, que segue cada vez mais inclusiva”, afirmou.
“Ajudar e investir no paradesporto é uma alegria sempre, mas entregar essas cadeiras nesse período de Natal se torna ainda mais especial. Ver a emoção no rosto de cada cadeirante beneficiado e de suas famílias é a concretização da nossa missão enquanto gestão, que sempre foi a de trabalhar para melhorar a vida das pessoas”, destaca o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.
A Seidep procurou a Fundação Itaú após indicação do deputado estadual Napoleão Bernardes e formulou um projeto que foi aprovado pela entidade. As dez cadeiras foram fabricadas por uma empresa especializada, localizada em Goiás, e que as construiu de acordo com as medidas e a modalidade de cada paratleta. Os dez contemplados competem na bocha paralímpica, do atletismo, no tênis de mesa e na natação.
Fonte: PMB/ Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto
Foto: Michele Lamin