Neste sábado, dia 25, o Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava recebe o projeto 'Cóza Mash Quírida', das 9h30 às 15h, numa promoção da empresa Veolia, em parceria com a Prefeitura de Blumenau, por meio da Intendência Distrital de Vila Itoupava e do Centro Turístico e Cultural. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.
O projeto 'Cóza Mash Quírida' chega aos dois anos de fundação em 2024 e tem como missão central a educação e conscientização ambiental, realizando a coleta de resíduos do litoral catarinense e transformando esses materiais em obras de arte, como placas, brinquedos, mascotes e bolsas. O destaque do evento será a exposição "oceano sem lixo", uma oportunidade para os visitantes explorarem a criatividade e engenhosidade por trás da transformação de resíduos em peças artísticas.
A programação incluirá também uma oficina de pintura de placas, onde os participantes poderão expressar sua própria visão sobre a importância da preservação marinha. Além disso, haverá uma roda de conversa, proporcionando um espaço para compartilhamento de conhecimentos e experiências sobre a conscientização ambiental. Para os mais jovens, o evento também oferecerá brincadeiras educativas, conectando diversão e aprendizado de forma lúdica.
Uma das idealizadoras do projeto, Luciana Águida Zimmermann Philippi, destaca que o objetivo é formar cidadãos para que cuidem da vida marinha. “O foco principal é que futuramente as crianças possam continuar a desenvolver o nosso projeto. A importância do cuidado com a vida marinha, com os oceanos, é de frisar bem que se eu vou à praia, o que eu estou levando, o que eu vou consumir, o que eu vou utilizar lá, eu vou trazer de volta, e não deixar na areia. Então, o que a gente sempre busca é um bom futuro, oceanos limpos, que a gente possa usufruir e tomar banho numa praia limpa”, afirma Luciana.
“Nossa responsabilidade ambiental se reflete em como educamos as gerações futuras, e é por isso que projetos voltados para as crianças desempenham um papel crucial em nossa visão de desenvolvimento sustentável. Estamos plantando sementes de conscientização e responsabilidade que irão florescer em práticas sustentáveis ao longo de suas vidas”, enfatiza o intendente distrital da Vila Itoupava, Leandro Índio da Silva.
Sobre o Centro Turístico e Cultural
O local abrigou no passado a antiga Cervejaria Feldmann, fundada por Heinrich Feldmann em 1898, tendo atividades até 1978. Atualmente o local conta também com um museu com objetivos voltados ao estudo e ao incentivo, à proteção do meio ambiente paisagístico, arquitetônico, histórico, turístico e cultural da região.
Além disso, o Centro fomenta a cultura e o turismo local como instrumentos de desenvolvimento econômico sustentável no distrito da Vila Itoupava. O local é mantido por meio de recursos do orçamento municipal e de repasses mensais feitos pela empresa Veolia Brasil, ao Fundo Municipal de Manutenção do CTC, em cumprimento do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público do Estado de Santa Catarina, em 18 de dezembro de 1997.
Fonte: PMB/ Intendência Distrital de Vila Itoupava
Foto: Divulgação