Nesta quinta-feira, dia 16, ocorreu o quinto seminário de Psicopedagogia Escolar, realizado pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação (Semed). O evento trouxe diversas discussões e reflexões sobre a psicopedagogia nas instituições de ensino.
O seminário contou com a presença do prefeito Mário Hildebrandt e do secretário de Educação, Alexandre Matias. Além disso, o evento trouxe palestras da professora e mestre Laura Monte Serrat Barbosa e dos professores doutores Fabrício Bruno Cardoso e Filipe Meneguelli Bonone.
A Psicopedagogia Escolar é um programa da Semed que tem como objetivo auxiliar no aprendizado de estudantes que apresentam dificuldades específicas na aprendizagem e assim elaborar metodologias para facilitar o desenvolvimento dos alunos.
“Cada estudante é único com suas habilidades e também desafios. É nossa responsabilidade fornecer o suporte necessário para que cada um desempenhe o seu máximo. Dessa forma, a psicopedagogia atua nas nossas escolas”, declarou Matias.
São atendidos estudantes de 1° ao 9° anos do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino de Blumenau. Cada escola e a Cematepca contam com uma professora-psicopedagoga, que atendem as seguintes especificidades: transtornos de aprendizagem, transtornos de leitura (dislexia), transtornos de escrita (disgrafia e disortografia), transtornos no raciocínio lógico-matemático (discalculia) e transtornos do déficit de atenção e/ou hiperatividade (TDAH).
“A psicopedagogia é fundamental no desenvolvimento cognitivo de nossas crianças, foi fundamental no desenvolvimento das minhas filhas quando elas estavam na escola. Esse seminário vem trazer ainda mais instrumentos de conhecimento para que se possa aperfeiçoar a intervenção psicopedagógica nas crianças e adolescentes atendidos pela nossa rede municipal”, destacou o prefeito.
Fonte: PMB/ Júlia Gabriela Vanderlinde
Foto: Eraldo Schnaider