Mais de 500 pessoas participaram da Festa em Homenagem à Pessoa Idosa promovida nesta terça-feira, dia 31, na Secretaria da Família (Pró-Família). O evento encerrou a programação do Mês do Idoso, realizado por uma parceria entre a Pró-Família e o Conselho Municipal do Idoso.
“ Esse é um momento especial que a Pró-Família prepara como forma de valorizar quem já muito trabalhou para fazer de Blumenau o que é. Se hoje temos essa cidade para viver e que tanto nos orgulha, é graças ao trabalho de tantos que nós antecederam, graças ao trabalho de cada um de vocês”, destacou o prefeito Mário Hildebrandt, na abertura do evento.
A vice-prefeita, Maria Regina Soar também esteve presente. “Sabemos o quanto essas atividades são importantes para os nossos idosos, por isso a Prefeitura e o conselhos prepararam um mês cheio de atividades, mesmo com os desafios que tivemos na cidade”, pontuou.
A tarde contou apresentação de dança dos alunos do Criança e Adolescente e seguiu com uma matinê animada pelo músico Flávio Padilha. Durante o evento, foram oferecidos café e um serviço de corte de cabelo. “Realizamos todos os anos essa festa para celebrar a vida dos nossos idosos. Chegar a essa fase da vida com essa motivação, é inspirador para todos nós e eles merecem esse reconhecimento”, completou o secretário da Família, Júlio César Pereira.
Cartão Melhor Idade
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes também participou do evento, realizando um mutirão para confecção de Cartões da Melhor Idade, para acesso ao transporte coletivo no município. “O cartão não é obrigatório, mas é uma ferramenta que nos auxilia a pensar ações para melhor atender a esse público. É por meio do cartão que conseguimos, por exemplo, ter o controle de dados, saber quantos usuários da terceira idade utilizam o transporte coletivo, entre outros benefícios”, explica o secretário de Trânsito e Transporte, Alexandro Fernandes.
Criado em 2019, o Cartão Melhor Idade é gratuito e tem o objetivo de garantir segurança, tratamento igualitário e agilidade no atendimento ao idoso que acessa o transporte coletivo. Com ele, o idoso não precisa apresentar documento de identidade para entrar no ônibus, por exemplo. O cartão também sinaliza ao motorista a necessidade de atenção e apoio na hora do embarque e desembarque, entre outros benefícios.
De acordo com a BluMob, atualmente mais de 7 mil usuários possuem o Cartão Melhor Idade, que é usado em média 2,3 mil vezes por dia. Ele pode ser feito diretamente na Central de Atendimento da concessionária, localizada à Rua Ceará, 47, no Centro de Blumenau.
O horário de funcionamento da Central é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Para realizar o cadastro, é necessário portar a Carteira de Identidade e comprovante de residência.
Fonte: PMB/ Aline Franzoi Santos Fleith
Foto: Marcelo Martins