O artista paranaense João Paulo estará presente na quarta temporada do Museu de Arte de Blumenau (MAB) com a mostra “Perfeita Solidão”. Ele traz para a cidade uma série de pinturas em painel, originadas a partir de pesquisa no acervo de fotografias autorais produzidas nos últimos dez anos. O objetivo era identificar personagens que aparentassem estar concentrados, recolhidos em si mesmo, em plena solidão.
Essa busca resultou na seleção de 30 imagens. O material foi transferido e formatado no computador até atingir a composição ideal para embasar as pinturas cuja concepção envolve o entrelaçamento de linhas, figuras geométricas e humanas, estruturas sólidas, sombra, pequenos movimentos, posturas e expressões. As obras apresentadas convidam o espectador a uma viagem de reflexão no tempo e espaço.
João Paulo formou-se em 1986 em Educação Artística pela Faculdade de Educação Musical do Paraná (atual FAP), e pelo Curso de Teatro do C.C. Teatro Guaíra, em 1984, em Curitiba. Iniciou nas artes plásticas em 2007. Sua arte é figurativa.
Através do conceito de apropriação e fotografia autoral, cria suas narrativas pesquisando o urbano contemporâneo e seus desdobramentos. Em 2014, começou a coletânea (em aberto) “Palmeira histórica - retratos da terra natal”, e desde 2018 pesquisa e produz arte erótica e homoerótica. Já fez três exposições individuais e participou de uma dezena de exposições coletivas no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e México, e foi premiado em duas ocasiões. O artista vive e trabalha em Curitiba.
Homenagem
A abertura simultânea das salas expositivas do MAB será no dia 13 de setembro, às 19h, com uma programação que inclui conversa com artistas e música. A penúltima edição do ano contará ainda com as mostras Deslocamentos da Memória, das artistas Alexandra Ungern e Heloisa Lodder, Tempo Suspenso: entre a pandemia e o caos, de Sandra Gonçalves com curadoria de Letícia Lau, e Linhas Tênues, de Roseli Sartori com curadoria de Gleber Pieniz.
O museu também fará uma mostra em homenagem aos 80 anos de Roy Kellermann (14 de outubro de 1943 a 7 de fevereiro de 2014). A exposição contará com obras do acervo do MAB, de colecionadores e material educativo desenvolvido especialmente para a ocasião. A classificação etária é livre e a entrada é franca.
Saiba mais
Abertura da 4ª Temporada de Exposições no MAB
Quando: quarta-feira, 13 de setembro
Horários:
19h: conversa com curadores e artistas expositores
20h: abertura da 4ª Temporada de Exposições do MAB e apresentação musical
Visitas: até 26 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Classificação indicativa de idade: Livre
Entrada gratuita
Fonte: PMB/ Sérgio Antonello
Foto: Divulgação