De intercambistas a moradores locais, a Pró-Família é um órgão público apto a receber voluntários. A Secretaria disponibiliza vagas para quem deseja trabalhar nas atividades oferecidas à comunidade, ou mesmo no âmbito administrativo.
Atualmente, um voluntário alemão integra a equipe que coordena as atividades para Crianças e Adolescentes, realizando matrículas e outras tarefas burocráticas. Com 20 anos, Justin Bernard está em Blumenau desde setembro do ano passado. Ele veio ao Brasil pelo programa de intercâmbio da AFS, uma organização sem fins lucrativos que intermedia intercâmbios para jovens que desejam conhecer como é a vida em outros países. “Escolhi o Brasil porque minha mãe é brasileira. Aprendi português por conta própria e decidi vir porque gosto de conhecer outras culturas”, contou.
Justin não é o primeiro intercambista a trabalhar na Pró-Família: a secretaria é parceira da AFS desde 2014 e também recebe participantes do programa de intercâmbio do Rotary. No último ano, outras duas intercambistas passaram pela secretaria, vindas da França e da Índia. Para este segundo semestre, a equipe aguarda a chegada de uma pessoa da Bélgica. “A presença deles é importante não só para o nosso trabalho, mas especialmente para os nossos alunos. Como eles vêm de outros países, trazem a cultura e o conhecimento de lá e passam isso para quem frequenta a Pró-Família. É uma troca engrandecedora para todos”, explicou o secretário da Família, Julio César Pereira. "Os intercambistas que passam pela Pró-Família não apenas deixam conhecimento para os nossos alunos, como também levam o nome de Blumenau e trabalho que desenvolvemos aqui para o mundo. Isso é muito positivo, pois abre portas para uma maior integração", acrescenta a vice-prefeita Maria Regina Soar.
Para quem é daqui e deseja ser voluntário, basta procurar a Pró-Família e informar os dados para contato e tempo disponível. “As pessoas vem se oferecer para o voluntariado e vamos chamando conforme a demanda que temos aqui. Em alguns casos eles desenvolvem atividades pontuais com os alunos, como palestras, ou workshops; em outros, eles vêm para trabalhar conosco no dia-a-dia, para cumprir horas de estágio da graduação, por exemplo”, complementou o diretor de Atividades para a Família, Caio Marcel de Souza.
O intercâmbio de Justin está terminando. Na próxima semana ele retornará para Alemanha, onde iniciará a faculdade de medicina. Durante sua estadia, o intercambista aproveitou para viajar e conhecer outros lugares, como Rio de Janeiro, Curitiba e Amazônia. De sua experiência no Brasil, ele levará o aprendizado que adquiriu no trabalho junto à secretaria municipal de Blumenau. “Quando soube que vinha pra Blumenau, fiquei com medo que estivesse saindo de uma Alemanha para a outra. Mas ao viver aqui, vi que aqui é bem brasileiro”, concluiu.
Fonte:PMB/ Aline Franzoi Santos Fleith
Foto: Eraldo Schnaider