Em função das iniciativas em prol do desenvolvimento do setor de empreendedorismo na cidade, além da constante elaboração de políticas voltadas para o incentivo da abertura da empresas, incluindo o avanço do setor de tecnologia e informação, o município de Blumenau ocupa a 13ª posição no ranking brasileiro no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2023 com pontuação de 7.18.
A lista das pontuações dos municípios brasileiros foi divulgada pelo Governo Federal na página do ICE neste
link, revelando também que Blumenau alcançou pontuação de destaque de 7.79 no quesito Inovação e 7.14 no Ambiente Regulatório. "A pontuação não é uma surpresa, já que Blumenau investe em políticas publicas que favorecem o desenvolvimento do empreendedorismo na cidade. Prova disso são os excelentes números da nossa Praça do Empreendedor, porta de entrada para quem deseja abrir sua empresa. Em 2022 foram 21 mil atendimentos, o maior número de Santa Catarina", diz o secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Rodrigues.
ICE
Os dados apresentados na página do ICE pelo Governo Federal com os municípios em destaque levam em conta sete pilares prioritários, que são o Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso Capital, Inovação, Capital Humano e Cultura Empreendedora.
Por eles, os municípios são avaliados e o relatório serve como fonte para que os gestores públicos e também as organização de apoio possam melhorar e ampliar cada vez mais as ações em prol da economia, bem como das atividades empreendedoras. Além disso, serve também como incentivo para empreendedores com interesse em expandir seus negócios.
Fonte: PMB
Foto: Eraldo Schnaider