O projeto “A Arte do Trabalho Manual na Indumentária Alemã”, de Jane Liesenberg, disponibiliza duas turmas com oficinas de bordado livre, com técnicas de bordado ponto cheio, ponto pressa, correntinha, entre outros. Na segunda parte do workshop, os participantes serão desafiados a aplicarem as técnicas aprendidas em uma “bolsinha” própria para uso com trajetórias folclóricas. A ideia é difundir a indumentária alemã ao ensinar a arte do bordado manual, capacitando e incentivando a aplicação de bordado em seus trajes com base na cultura local e valorização das peças produzidas.
O curso é aberto para folcloristas e comunidade em geral. A primeira turma já está em andamento e as inscrições para a segunda já podem ser feitas pelo link https://forms.gle/dnerXTpybfz5hUFR9. O projeto é patrocinado pela prefeitura de Blumenau e pela Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), por meio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau (FMAC). As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Maiores informações podem ser transmitidas no Instagram @janeliesenberg.
A oficina será conduzida de forma teórica e prática com materiais fornecidos gratuitamente. Como também, pede-se a doação de ração para cachorros que serão revertidos para o Sítio Dona Lúcia, que abriga animais abandonados na Vila Itoupava. “Neste projeto, tratamos do grande legado da herança: a arte popular no seio familiar. O sentimento de pertencimento será embutido nas peças produzidas, pois trabalhos manuais sempre foram valorizados pela cultura da imigração”, afirma Jane Liesenberg, proponente do projeto.
serviço
Oficina Bordado (em andamento)
Local: Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161 – Centro)
Quando: 11 e 18 de março, das 8h às 12h
Oficina Bordado
Local: Clube Recreativo Esportivo e Cultural Concórdia (Rua Dr. Pedro Zimmermann, 10.377 – Itoupava Central)
Quando: 20 e 27 de maio, das 8h às 12h.
Fonte: PMB/ Sérgio Antonello
Foto: Divulgação