A exposição “Linha, Cor, Ação”, reúne obras de 14 mulheres de renome nacional e internacional, que integram o acervo do Museu de Arte de Blumenau (MAB), entre elas Maria Bonomi, Renina Katz, Adriana Banfi, Cezira Carpanezzi e Dorothea Bilder. Todas encantam com seus trabalhos produzidos entre o final do século XX e início do século XXI. Destas artistas, 12 são gravadoras que apresentam Serigrafias, Litografias e Gravura em Metal, impressas sobre papel, e duas são pintoras que desenvolvem suas produções em óleo sobre tela.
A 1ª Temporada de Exposições de 2023 começa no dia 9 de março, às 19h, com entrada franca. A exposição ‘Linha, Cor, ação” é composta por 19 obras da coleção que o MAB recebeu do Instituto Itaú Cultural, por meio de doação. Ocasião que concorreu com mais de 3.800 instituições do país, e entre os 20 museus e centros culturais selecionados o de Blumenau ficou classificado em 2º lugar. “Esse reconhecimento é motivo de gratidão e orgulho para a cidade”, salienta gerente do MAB, Mia Ávila.
A exposição disponibiliza 17 gravuras que evidenciam a riqueza e a importância da produção artística de mulheres gravadoras, tanto para a história da arte, como em especial para a história da gravura no Brasil. “São obras que representam o processo evolutivo e transformador da arte de gravar, o contexto vivido na época, assim como a inserção da mulher no âmbito da arte. É uma síntese do que foi produzido por elas ao longo das últimas três décadas”.
Valiosas pinturas
Da mesma forma, são expostas duas pinturas valiosas de artistas que abordam a temática da mulher, com ênfase no figurativo. A curadoria integrou de forma harmônica as duas linguagens artísticas, pintura e gravura, que aparecem em conformidade com o contexto geral da exposição. “Procurou-se manter um diálogo das obras entre si e das obras com o espaço físico por meio de elementos de interesse e unicidade”, menciona Mia Ávila. “Linha, Cor, Ação, na sua essência, integra espontaneidade, intencionalidade e descobertas traz a leveza da linha e ao mesmo tempo a força da expressão, movimenta-se no espaço, deixa em evidência sulcos, relevos, faz contornos que levam à experimentação, à criação de novas formas e diferentes texturas, ora delicadas, ora mais contundentes. Essas produções estão repletas de elementos poéticos formais, envoltos de tensão, equilíbrio e beleza”.
As cores se mostram alegres, vibrantes e neutras, são muitas e todas exploradas intensamente, das primárias às terciárias, em diversas tonalidades e matizes. Ocorrem pesquisas nas superfícies, dispostas de maneira cuidadosa como requer a impressão de cores na gravura e despojadas, livres na pintura em tela. “Percebe-se a utilização de tintas opacas e transparentes que respeitam os domínios técnicos das duas áreas artísticas e de conhecimento”, explica. “Observa-se nas obras movimentos voluntários e involuntários, de ações muitas vezes previstas e outras imprevistas, pois na gravação, há sempre uma diferença entre aquilo que se elabora na mente e o acontecimento real da ação das artistas. O importante é que o resultado das produções apresenta realidades novas, diferenciadas e originais”.
Serviço:
Abertura da 1ª Temporada de Exposições no MAB
Data: quinta-feira, 9 de março
Horários:
19h: conversa com os artistas expositores
20h: abertura da 1ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros, declamação de poema e apresentação musical
Visitas: até 23 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone (47) 3381- 6176
Classificação indicativa de idade: Livre
Entrada gratuita
O que ver:
Sala Roy Kellermann
Linha, Cor, Ação (Acervo do MAB)
Galeria Municipal de Arte/Sala Alberto Luz
Narrativas de si, de mim, de nós, um percurso de 40 anos - Rosina de Franceschi
Sala Pedro Dantas
Onde o rio encontra o mar - Arlette Kalaigian
Sala Elke Hering
O velado e o revelado - Cida Sanchez
Galeria do Papel
Mulheres Cansadas - Débora Anacleto
Lançamento de livros:
Fragmentos Históricos - Vol.1. Colônia Blumenau
Atoria: Angelina C.R. Wittmann
A Família do Sr. Lagarto
Autoria: Edla Zim
Ayana, Menina Flor
Autoria: Tânia Maria da Silva
Fonte: Secom Bnu/ Sérgio Antonello
Foto: Divulgação/SMC