Colaboradores da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) participaram na manhã desta segunda-feira, dia 13 de fevereiro, de palestras sobre segurança no trabalho e prevenção de incêndios. O treinamento foi direcionado aos funcionários lotados nos museus de Hábitos e Costumes, da Família Colonial, Mausoléu Dr. Blumenau, Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller, Arquivo Histórico José Ferreira da Silva e nos setores administrativos.
A enfermeira do Serviço de Saúde Ocupacional do Servidor Público (Sesosp), Fernanda Ludmila Manso, transmitiu orientações gerais sobre afastamentos do trabalho, entrega de atestados e perícia médica. O técnico de segurança do trabalho José Reynaldo Menezes tratou das instruções básicas da Norma Regulamentadora nº 23 – Proteção e combate à Incêndio.
Os servidores da SMC conheceram formas de prevenir sinistros, adotando medidas corretas no desempenho das atividades. Receberam informações sobre as causas mais comuns de incêndios e como lidar com o fogo gerado por determinadas condições materiais e do ambiente. Os colaboradores da cultura foram orientados sobre os tipos produtos inflamáveis e quais as melhores maneiras de controlar a propagação das chamas geradas por determinado vetor causador do sinistro, seja com o uso de extintores específicos, água ou simplesmente abafamento com a utilização de pano úmido.
Inovações
O curso preventivo ocorre no momento que o município promove investimentos nos equipamentos culturais, como foram os casos do Auditório Carlos Jardim e Praça das Rosas (Rosenplatz). “Com nossos espaços recebendo inovações nos sistemas preventivos de incêndio, a atualização prática vai ao encontro do que estamos promovendo em melhorias físicas”, destacou o secretário de Cultura, Rodrigo Ramos. “Esperamos não precisar usar nenhum desses conhecimentos adquiridos, mas em caso de algum sinistro, todos podem colaborar para ajudar a solucionar de maneira mais eficaz a ocorrência”, concluiu, ao agradecer a parceria com a Secretaria de Administração, em especial à equipe do Sesosp, que compartilhou os conhecimentos com os servidores.
Fonte: Secom Bnu/ Sérgio Antonello
Foto: Sérgio Antonello/SMC