noticias512 Seja bem vindo ao nosso site Radio Mais Mega!

Brasil

Diretoria de Bem-Estar animal completa três meses de atividades e parcerias

Iniciativa municipal já mostra resultados positivos na promoção dos animais

Publicada em 31/07/24 às 16:58h - 9 visualizações

Radio Mais Mega


Compartilhe
Compartilhar a noticia Diretoria de Bem-Estar animal completa três meses de atividades e parcerias  Compartilhar a noticia Diretoria de Bem-Estar animal completa três meses de atividades e parcerias  Compartilhar a noticia Diretoria de Bem-Estar animal completa três meses de atividades e parcerias

Link da Notícia:

Diretoria de Bem-Estar animal completa três meses de atividades e parcerias
Diretoria de Bem-Estar animal completa três meses de atividades e parcerias  (Foto: PMG/Divulgação/Amanda)
A Diretoria de Bem-Estar Animal de Gaspar, criada em abril deste ano, completou três meses de atividades com um balanço positivo. Vinculada à Secretaria de Planejamento Territorial e atuando em parceria com diversas secretarias e órgãos externos, a diretoria tem como missão promover o bem-estar animal no município.

Entre as principais ações desenvolvidas nos últimos meses, destaca-se a criação de uma rede integrada entre as secretarias de Saúde, Agricultura, Polícia Militar e Trânsito, visando otimizar as ações voltadas ao bem-estar animal. No âmbito do Programa de Castração Municipal, foram realizadas 90 castrações em clínica veterinária credenciada, um passo fundamental para a prevenção de doenças e o controle ético da população animal. Paralelamente, a promoção da adoção responsável de animais resgatados garantiu que eles fossem encaminhados para lares seguros e adequados, fortalecendo o compromisso da administração pública com a causa animal.

Estabelecer parcerias com ONGs, instituições públicas e privadas tem sido uma das estratégias para ampliar o alcance das ações da diretoria. Nesse contexto, uma importante conquista foi o cadastramento de quatro clínicas veterinárias para o recebimento de R$ 200 mil, provenientes de uma emenda parlamentar, destinados a procedimentos de castração e microchipagem. Além disso, a diretoria tem apoiado abrigos com a doação de 1.300 kg de ração por mês e realizado reuniões para orientação e ampliação do auxílio.

As feiras de adoção também se destacaram entre as ações realizadas. No evento Comunidade em Ação, no Bairro Bela Vista, quatro animais foram adotados, enquanto na Expofest, doze animais encontraram novos lares, além da arrecadação de fundos para os abrigos Anjo de 4 Patas e AGAPA. A diretoria, em parceria com a AGAPA, realizou dois atendimentos junto à comunidade, atendendo a solicitações da ONG, e atendeu 35 chamados de denúncias recebidos da comunidade.

Nos próximos meses, a diretoria de Bem-Estar Animal continuará atuando em diversas frentes. Entre as iniciativas planejadas, estão a realização de palestras educacionais em escolas e comunidades sobre proteção, bem-estar, guarda responsável, importância da vacinação e cuidados com animais de estimação. A criação de um programa para adoção comunitária de animais abandonados também está entre as prioridades.

A diretoria planeja ainda estabelecer um conselho, criar legislação e programas específicos, além da criação do Fundo de Bem-Estar Animal. Para melhorar sua estrutura organizacional, está prevista a proposta de incluir um administrativo, um médico veterinário e um agente de controle de animais. A ampliação do credenciamento de clínicas para atendimento de animais feridos e a criação de um banco de dados com as famílias que acolhem animais são outras iniciativas em andamento.

O prefeito Kleber Wan-Dall, comenta sobre os primeiros passos do órgão. “Essa iniciativa demonstra o nosso compromisso em construir uma cidade mais humana e justa, onde todos os seres vivos sejam respeitados. Através dessa diretoria, estamos dando um passo importante para garantir o bem-estar dos animais e a saúde pública”, comenta o prefeito.

O órgão também oferece orientações para a comunidade sobre como proceder em diversas situações. Denúncias de maus-tratos podem ser feitas pelo WhatsApp (47) 3091-2179, com fiscalização, boletim de ocorrência e encaminhamento para a Polícia Militar ou Civil. Para castração, o contato pode ser feito via WhatsApp ou ligação para cadastramento e agendamento nas clínicas credenciadas.

Em casos de animais mortos em vias municipais, o encaminhamento deve ser feito para o DITRAN pelo número 153, enquanto para vias estaduais, o contato deve ser com a Polícia Rodoviária Estadual. Animais violentos em espaços públicos devem ser reportados diretamente à Polícia Militar pelo número 190. É importante lembrar que, em casos de atropelamento ou ferimento de um animal, a responsabilidade pelos cuidados é daquele que causou o incidente.


Fonte: PMG
Foto: Divulgação



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55)47988967841

Visitas: 54953
Usuários Online: 57
Copyright (c) 2024 - Radio Mais Mega
Converse conosco pelo Whatsapp!