Blumenau participa nesta quinta e sexta-feira, dias 27 e 28, de um seminário estadual sobre os desafios do Plano Nacional de Educação (PNE). O município é representado no evento pela secretária municipal de Educação, Sonia Cipriani, e pelas diretoras da Educação Infantil, Mônica Letícia Deschamps, e do Ensino Fundamental, Maria Luiza Oliveira Lobe.
Com o tema “PNE em Debate: os Desafios da Próxima Década”, o seminário ocorre no auditório Deputada Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis, e reúne entidades educacionais, gestores públicos e estudantes de todo o estado.
Durante o seminário, os participantes debatem as propostas e os desafios para os próximos 10 anos da Educação Nacional, avaliando também o que vivenciaram durante os últimos dez anos com o PNE 2014.
O principal objetivo do seminário é criar um espaço de diálogo entre pesquisadores, legisladores, professores e sociedade, buscando assim proporcionar um amplo debate sobre os desafios existentes na Educação.
“Eventos como este são enriquecedores, pois nos mostram os novos caminhos que a Educação seguirá nos próximos anos. Com isso, podemos planejar, fazer as adequações necessárias e promover formações para nossos profissionais sobre os desafios futuros. Além disso, também conseguimos avaliar o trabalho que realizamos nos últimos anos, o que também é muito importante”, destaca a secretária de Educação.
Promovido pelo Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o seminário é dividido em cinco mesas temáticas, que tratam de diferentes assuntos e contam com a participação de especialistas, professores e autoridades.
Na quinta-feira, os participantes discutiram o futuro do Sistema Nacional de Educação; o direito à educação, modalidades de ensino, os desafios do PNE; e o papel dos fóruns nacional, estadual e municipal de Educação no acompanhamento das políticas públicas.
Já nesta sexta-feira, o seminário aborda a valorização dos profissionais do magistério, a gestão democrática e o financiamento da Educação; e as Emergências Climáticas, Justiça Socioambiental e os desafios do PNE.
Fonte: PMB/Luan Carlos Tamanini
Fonte: Divulgação