Blumenau alcançou o segundo lugar no Brasil em limpeza urbana, com ênfase na coleta de resíduos sólidos, entre cidades com mais de 250 mil habitantes, realizado pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema).
O Índice de Sustentabilidade e Limpeza Urbana de 2023, divulgado recentemente, ressalta o compromisso da cidade com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.
A pesquisa, que avaliou diversos aspectos da gestão de resíduos do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau, destacando a eficiência da coleta de lixo, realizado pela empresa licitada Racli Limpeza Urbana.
Entre eles, a cidade se destacou pela quantidade média de resíduos por habitante, mostrando um controle efetivo sobre a produção de lixo na cidade. Além disso, a despesa total com o serviço e a despesa per capita evidenciaram um investimento significativo na gestão de resíduos, indicando um compromisso sério com a sustentabilidade urbana.
A quantidade de trabalhadores empregados na atividade também foi um ponto forte, demonstrando um engajamento ativo na implementação e manutenção das políticas de limpeza urbana. Esses resultados ressaltam o sucesso das políticas e práticas adotadas por Blumenau e fornecem um modelo inspirador para outros municípios interessados em aprimorar suas atividades de gestão de resíduos sólidos.
Segundo o diretor presidente do Samae, André Espezim, “esta conquista reflete o comprometimento de toda a comunidade de Blumenau com a preservação ambiental. Estamos orgulhosos do reconhecimento e continuaremos trabalhando para aprimorar nossas práticas na gestão de resíduos".
“Quando uma cidade cresce como Blumenau cresceu, manter serviços básicos e conseguir atender toda a demanda é um desafio. E fico muito feliz em vermos que o trabalho realizado pela equipe tem dado resultado. Temos muito a celebrar, mas temos também a noção da responsabilidade e do quanto manter esses números é importante”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.
A posição de destaque de Blumenau no cenário nacional ressalta a importância do papel desempenhado pelo Samae e por iniciativas locais na promoção de cidades mais sustentáveis e limpas em todo o país.
Confira o ranking completo no
link
Fonte: PMB/Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto
Foto: Divulgação/Arquivo Racli