A Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan) contabilizou os números obtidos no ano 2023 com relação aos serviços prestados ao contribuinte, que vão desde a emissão de alvarás, habite-se, desmembramentos, atualização cadastral, entre outros atendimentos.
E a grande novidade é a quebra de recorde no número de alvarás emitidos pelo município. Foram 1.291 emissões em 2023, superando a quantidade de 1.265 do ano de 2022. Em área, os processos emitidos no ano passado equivalem a 807 mil metros quadrados licenciados.
Entre estes alvarás emitidos, 1.022 foram destinados a projetos residenciais, enquanto 269 foram para áreas comercial e industrial. Outro número bastante relevante para a secretaria é o número de 13.917 atendimentos protocolados no sistema digital, que inclui numeração, atualização cadastral, certidões, entre outros atendimentos.
Também há que se considerar o número de certificações, como emissões de habite-se e demolições, que registrou um acréscimo de 28,6%, alcançando a quantidade de 2.096 emissões.
“São números que demonstram o crescimento urbano da cidade, o desenvolvimento socioeconômico, mas também a boa prestação do serviço público ao cidadão e empresas que procuram os órgãos licenciadores para construir e regularizar seus empreendimentos”, avalia o prefeito Mário Hildebrandt.
O secretário de planejamento Éder Boron comenta os números alcançados em 2023. “O número de quase 30 mil atendimentos e despachos pela Diretoria de Cartografia e mais o recorde na emissão de alvarás e certidões nos diz que o momento do município é de franca ascensão no desenvolvimento urbano da cidade”, comemora.
Fonte: PMB/Fernando Gonzaga
Foto: Eraldo Schnaider