A 4ª Conferência Estadual de Cultura reuniu entre os dias 22 e 24 de janeiro, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, representantes de todo o Estado. O encontro serviu para debater políticas para o setor, propor diretrizes para os planos de cultura e definir orientações prioritárias para a área. A programação contou com apresentações culturais e a eleição dos 40 delegados catarinenses que participarão da conferência nacional que ocorre entre os dias 4 e 8 de março, em Brasília, com o tema Democracia e Direito à Cultura.
O encontro nacional é promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) e Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), com apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil) e da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). Da região do Vale do Itajaí, foram eleitos os seguintes delegados para representar Santa Catarina: Roberto Morauer (ator, diretor, professor e produtor teatral) e Vanderlei Lazzarotti (diretor Executivo da Fundação Cultural de Itajaí).
Na conferência estadual, a sociedade civil de Blumenau foi representada pelos delegados José Inácio Sperber, Rafael Koehler, Roberto Morauer e Tatiane Hardt. Para a função de delegados governamentais, foi indicada a gerente administrativa da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) Maria Vitória Lobe e o técnico administrativo da Divisão de Cultura da Universidade Regional de Blumenau (Furb) Ruan Rafael Rosa.
Seis eixos
A conferência catarinense vai propor diretrizes para os planos nacionais de cultura e definir orientações prioritárias em seis eixos temáticos: Institucionalização, Marcos Legais e Sistemas Estadual e Nacional de Cultura; Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Direito às Artes e às Linguagens Digitais. As 14 propostas que devem ser levadas à Brasília em março passam por revisão ortográfica, sistematização e diagramação.
Fonte: PMB/ Sérgio Antonello
Foto: Divulgação