A Prefeitura de Blumenau por meio da Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec) promoveram na última terça-feira, dia 28, a Oficina Participativa do Distrito de Inovação de Blumenau (DIB).
Na ocasião, grupos de trabalho foram formados entre os participantes da oficina para elaboração de um Masterplan para a região que compreende parte do bairro Itoupava Seca. A proposta é que a população participe ativamente do processo de construção do DIB, contribuindo com ideias, sugestões e demandas para o desenvolvimento do distrito.
Masterplan é um documento que ajuda a orientar o desenvolvimento futuro de um determinado território. Ele oferece orientações sobre diferentes projetos que precisam ser executados ao longo dos anos para que a comunidade possa atingir seus objetivos de longo prazo, sejam estes voltados à inclusão, tecnológico, ou qualquer que seja a necessidade.
“Estamos seguindo os passos das cidades inteligentes e por isso mobilizamos entidades empresariais e educacionais, além da sociedade civil, para que juntos possamos criar coletivamente o destino do Distrito de Inovação”, ressalta o secretário de planejamento urbano, Éder Boron.
DIB
O distrito é uma ação conjunta da Prefeitura com diversas entidades, como a Furb, CIB, Instituto Gene, Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Blusoft e Associação de Micro e Pequenas Empresas de Blumenau (Ampe) e tem como intuito buscar a articulação de três eixos prioritários: inovação urbana, econômica e social, ligando vários atores sociais e econômicos e implementando suas estratégias, ações e políticas no território e na cidade.
O objetivo do DIB é de construir o conceito, as diretrizes, o formato, a delimitação, os objetivos e os recursos envolvidos necessários para o desenvolvimento de uma cidade ideal.
Fonte: PMB/ Fernando Gonzaga
Foto: Eraldo Schnaider