Manhã de domingo com boas condições climáticas e com o público animado. Assim foi o clima para o desfile de Oktoberfest no Distrito da Vila Itoupava. Mais de 40 atrações se apresentaram ao longo da Rua Henrique Conrad entre autoridades, as realezas, o Vovô e a Vovó Chopão, além dos grupos folclóricos e tradicionais que encantam a festa.
Esta foi a quinta vez que a Vila Itoupava recebeu o desfile germânico. “Ser sede de um desfile de Oktobefest tem tudo a ver com a região, sendo este o Distrito mais alemão de Blumenau, faz todo sentido trazer um pouco do clima da festa aqui para nossa comunidade prestigiar e também participar entre os grupos festivos”, destaca o intendente Leandro Índio da Silva.
Do mesmo modo, o prefeito Mário Hildebrandt enaltece a descentralização da festa. “A Oktobefest é muito mais do que a festa do centro da cidade ou da Vila Germânica, pois ela é uma celebração da nossa cultura e das nossas tradições, e quando falamos em história e valorização da nossa história, sempre a Vila Itoupava será lembrada por tudo que ela representa ao município”, exalta.
Programação
A Oktobefest Blumenau entra na sua última semana de programação, entretanto dois desfiles ainda estão previstos na Rua 15 de Novembro, sendo às 19h da quarta-feira, dia 25 e o último deste ano, que ocorre no sábado, dia 28, às 16h.
O desfile da Oktoberfest na Vila Itoupava é uma iniciativa da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur), com o apoio da Intendência Distrital de Vila Itoupava (Idivi) e da Associação das Atrações Germânicas de Blumenau (AAGB).
Oktoberfest Blumenau
A festa ocorre de 4 a 29 de outubro e os ingressos já podem ser adquiridos pelo site oficial do evento. A Oktoberfest é uma promoção da Prefeitura de Blumenau, por meio do Parque Vila Germânica, e tem a Spaten como cerveja oficial. Conta com os patrocínios de Unifique, Bradesco, Elo, Nacional Gás, Tintas Coral, Veolia, Hering, Intelbras, Pixbet, Fort Atacadista, Koerich, Havan, Bem Brasil, Ventisol, Hemmer, Stuttgart Porsche, Fritz e Frida Alimentos, Mercado Pago, Unilever Brasil, Karsten, Tirol, Segala’s Alimentos, Studio Z, Posto Mime, Brimex, Ipel e Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catarina. Tem ainda o apoio de CVC, Perto Digital, Imply, Eleven 360, Governo de Santa Catarina e Fundação Catarinense de Cultura através do Programa de Incentivo à Cultura - PIC.
Fonte: Secom/ Secretaria de Turismo e Lazer
Foto: Marcelo Martins