Temporais causam estragos, e chuva de granizo deixa camada volumosa de gelo em SC; VÍDEO
19/04/2025
(Foto: Reprodução) Granizo foi visto por moradores em Anita Garibaldi. Estragos como destelhamentos e queda de árvores também foram registrados em Chapecó, no Oeste. Granizo deixa camada volumosa de gelo em cidade de SC durante temporal
Temporais causaram estragos entre a noite de sexta-feira (18) e a manhã deste sábado (19) no Oeste e na Serra de Santa Catarina. Em Chapecó, por exemplo, uma microexplosão destelhou casas, bloqueou estradas e um aviário ficou destruído, segundo a Defesa Civil (leia mais sobre o fenômeno abaixo).
Já em Anita Garibaldi, na região serrana, uma chuva de granizo deixou camada volumosa de gelo em ruas da cidade (assista acima).
Segundo a Defesa Civil do município, o granizo foi visto principalmente no bairro Olaria. Não há registros de desabrigados e desalojados.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
⛈️O granizo são pedras de gelo que se formam em nuvens de grande extensão vertical – as cumulonimbus.
Vídeo compartilhado pelo prefeito, Henrique Menegazzo, mostra que as pedrinhas embranqueceram uma rua da cidade (assista no topo da reportagem).
Rajadas fortes de vento também deram prejuízos a moradores.
"Foi uma chuva bem torrencial, que arrancou a cobertura de algumas casas, danificou uma quadra coberta da escola estadual Antônio Vieira, arrancou a cobertura de um barracão no interior e estragou bastante as ruas que não são pavimentadas", informou Menegazzo.
As ocorrências se concentraram na noite de sexta. Manutenções começaram a ser feitas nas vias afetadas na manhã deste sábado, segundo o prefeito.
Um pinheiro caiu na SC-452, por volta das 21h35, bloqueando totalmente o trânsito. A árvore foi cortada e a via liberada ainda durante a noite, de acordo com os bombeiros.
Granizo deixou camada volumosa de gelo em Anita Garibaldi (SC)
Divulgação
Chapecó
Em Chapecó, maior cidade do Oeste catarinense, moradores relataram que a chuva forte começou por volta das 6h e durou minutos. A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a ocorrência de uma microexplosão.
O fenômeno é caracterizado por ventos intensos, superando os 80 e 100 km/h.
Segundo o município, 59 residências foram atingidas, e também não há feridos e desalojados. Bloqueios foram registrados nos acessos das linhas Sarapião e Tormen.
Conforme o órgão, há dezenas de árvores e placas caídas, e um aviário destruído. Dezenas de pintinhos morreram, segundo a prefeitura. A região norte foi a mais atingida, e servidores municipais atuam para desbloquear vias. O órgão atua na entrega de lonas para moradores afetados.
A Defesa Civil também fará laudos técnicos para o acionamento de seguros. Quem precisar de auxílio pode ligar para o 199 da Defesa Civil, 153 da Guarda Municipal ou 193 dos Bombeiros.
Árvore caiu na Rua Brusque, em Chapecó (SC), durante temporal
Prefeitura de Chapecó/ Divulgação
Temporal com rajadas de vento derrubou placa em Chapecó (SC)
Prefeitura de Chapecó/ Divulgação
Previsão
O avanço de uma frente fria pelo estado mantém a condição para a formação de temporais isolados, principalmente nas áreas do centro-leste e norte de Santa Catarina, segundo a Defesa Civil estadual.
Os temporais devem trazer chuva pontualmente intensa, rajadas de vento e queda de granizo de forma localizada.
O risco é moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas pontuais e destelhamentos (veja imagem abaixo).
Risco de ocorrências neste sábado (19) em SC
Defesa Civil/ Divulgação
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias