Programação especial destaca os 203 anos de nascimento de Fritz Müller
- 08/04/2025
- 0 Comentário(s)

Comunidade relembra feitos do naturalista alemão em atividades culturais presenciais e virtuais
O naturalista, médico e biólogo alemão Johann Friedrich Theodor Müller, o Fritz Müller, recebeu nos últimos dias posição de destaque nas atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), por ocasião da passagem dos 203 anos de nascimento deste que é reconhecido como o “Pai da Ecologia”. A contribuição dele para a ciência ainda inspira pesquisas, publicações e reflexões em diversas áreas. Por este motivo, a lembrança tem sido ponto alto nas programações culturais da cidade.
No 31 de março, data do nascimento de Fritz Müller, a comunidade participou de uma programação cultural, educativa e histórica diante do jazigo da família dele, no cemitério da Igreja Luterana Centro. A solenidade contou com as presenças da vice-prefeita Maria Regina Soar, do secretário de Cultura, Sylvio Zimmermann Neto, autoridades municipais, servidores públicos e pessoas da comunidade.
Zimmermann agradeceu a presença de todos e fez um discurso sobre quem era o Fritz Müller e o legado deixado para Blumenau e para o mundo inteiro. A aluna Juliana Parizotto, do Colégio Sagrada Família, declamou o poema Vagalume, de autoria do homenageado. Reynaldo Pfau, que costuma interpretar o personagem, declamou o mesmo poema em alemão, na forma original, para que os presentes pudessem entender a cadência dos sons e das rimas que Fritz pensou ao escrever para as filhas. Ele também fez um breve histórico dos poemas, destacando a contextualização e como o autor se inspirou.
Representantes do curso de Engenharia Florestal da Universidade Regional de Blumenau (Furb), com o auxílio da vice-prefeita e dos alunos da EBM Pastor Faulhaber, fizeram o plantio de uma árvore conhecida por Pata-de-Vaca (Bauhinia forficata). Um estudo detalha o movimento das folhas em relação ao andar do Sol durante o dia.
O ambientalista Lauro Bacca falou sobre o projeto Caminhos do Fritz, que envolve cidades de Santa Catarina. A elaboração de uma trilha educativa pelos lugares onde o naturalista caminhou está em estudo para ser implementado no Estado. Toda a atividade em homenagem ao naturalista alemão pode ser visualizada no Instagram da SMC e também no Em Foco, no Youtube.
Ecologia poética
As homenagens prosseguem também no formato digital. Quinta-feira, 3 de abril, foi a vez da TBT ter o personagem como tema – para visualizar, acesse o link. A produção lembrou algo pitoresco sobre a família do naturalista. O que a maioria não sabe é que o alemão teve 10 filhos com a esposa Carolina. Um menino, que faleceu nas primeiras horas, e mais nove meninas. Quando as meninas eram pequenas, Fritz demonstrava amor de um jeito bem peculiar: por meio de poemas científicos, descrevia o comportamento de alguns animais que observava, para ensinar ecologia às filhas. A coleção original desses manuscritos está no Arquivo Histórico José Ferreira da Silva e faz parte do acervo de raridades que Blumenau preserva.
Fonte: PMB/Sérgio Antonello/Secretaria de Cultura e Relações Institucionais
Foto: Divulgação/SMC